O programa escola Missão Continente ensina crianças de Esposende a semear e plantar para promover alimentação saudável e consciente

A Escola Missão Continente associou-se à Câmara Municipal de Esposende e à start-up Noocity ao financiar e dotar as 23 escolas do 1º ciclo do concelho com “mini” hortas autossustentáveis, que permitem o cultivo eficiente de alimentos

A Escola Básica de Rio Tinto, em Esposende, recebeu na semana passada um workshop no âmbito do projeto Hortas nas Escolas, promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a start-up Noocity e financiado pelo programa Escola Missão Continente. As 40 crianças que frequentam este estabelecimento de ensino tiveram a oportunidade de aprender a semear e a plantar alimentos, com o apoio de técnicos especializados que ensinaram como funcionam as growbeds, “mini” hortas autossustentáveis com sistema de sub-irrigação, oferecidas à escola pela Missão Continente.

Os alunos da Escola Básica de Rio Tinto desfrutaram de momentos ao ar livre e ficaram a saber como nascem os alimentos que mais tarde são usados na confeção das suas refeições. Assim, de forma didática e divertida, foram sensibilizados para os temas da saúde e alimentação equilibrada, além do consumo, segurança e desperdício alimentar. Durante o workshop as 40 crianças tiveram ainda a oportunidade de semear vários tipos de sementes em copinhos de iogurte para levarem para as suas casas.

Esta iniciativa tem como foco a alimentação saudável e consciente. A ideia passa por ensinar os mais novos a cultivar, cuidar e colher, para que depois estes alimentos sejam usados para preparar pratos nutritivos nas cantinas escolares.

Privacy Preference Center