Plano Juncker: lojas de retalho alimentar da SONAE MC tornam-se mais ecológicas em Portugal, graças ao apoio financeiro do BEI

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um contrato de empréstimo com a SONAE MC, no valor de 55 milhões de EUR, para financiar os investimentos da empresa com vista a reduzir o impacto ambiental da sua atividade de retalho alimentar. Através deste acordo, a SONAE MC – líder de mercado em Portugal no setor da venda a retalho de produtos alimentares (proprietária das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia) – instalará novas tecnologias, que irão melhorar a sua sustentabilidade ambiental. O empréstimo do BEI contribuirá para a renovação dos sistemas técnicos das lojas, com equipamentos mais eficientes em termos energéticos, bem como novas tecnologias de produção de eletricidade e gestão de resíduos.

Emma Navarro, Vice-Presidente do BEI, e Rui Almeida, Diretor Financeiro da SONAE MC, assinaram hoje o acordo em Matosinhos, no Porto. O financiamento do BEI foi possível graças ao apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), pilar central do Plano de Investimento para a Europa, conhecido como o «Plano Juncker». Este permite ao Grupo BEI alargar a sua capacidade de financiamento de projetos com elevado valor acrescentado que, no caso deste acordo, é patente ao nível da promoção da utilização eficiente dos recursos, da coesão social e territorial e da criação de emprego. O projeto implicará, nomeadamente, a contratação de mais de 1 200 pessoas durante a fase de implementação.



Na cerimónia de assinatura em Matosinhos, a Vice-Presidente do BEI, Emma Navarro, declarou: "Este projeto é um excelente exemplo das nossas prioridades em Portugal: investir na inovação para apoiar a ação climática e fomentar a coesão, o emprego e o crescimento económico. O acordo assinado hoje terá um impacto ambiental extremamente positivo e dará um contributo importante para o combate às alterações climáticas, ao reduzir o consumo energético e permitir a utilização de fontes de energia renováveis."

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, adiantou: "Este novo acordo ao abrigo do Plano Juncker mostra que a concretização dos nossos objetivos ambiciosos ao nível da UE, nos domínios da transição energética e da ação climática, também se traduz em novos postos de trabalho para a população. Este é um projeto do qual nos podemos sentir orgulhosos, e congratulo-me por a UE, através do Plano Juncker, poder fazer parte do mesmo."

Rui Almeida, CFO da Sonae MC, afirma: “Este investimento financeiro é um contributo importante para a materialização da política ativa em Sustentabilidade da Sonae MC, refletindo as nossas preocupações numa matéria que constitui um pilar estratégico da nossa atividade. Fortemente sustentado em inovação, este projeto consolida a posição dianteira da Sonae MC na vertente ambiental, impulsionando o nosso contributo para uma pegada ecológica global sustentável, rumo à descarbonização e ao desperdício zero.”

A modernização das lojas de retalho alimentar da SONAE MC permitirá reduzir o consumo de eletricidade em 10 %, mediante a instalação de equipamentos e tecnologias de monitorização e gestão da energia mais eficientes. Os sistemas de refrigeração serão renovados, contribuindo para a utilização eficiente da energia e reduzindo o impacto ambiental dos gases com efeito de estufa. O consumo de água também irá diminuir, graças à instalação de novos sistemas de gestão da água. Além disso, as lojas produzirão o equivalente a cerca de 8 % das suas necessidades de eletricidade, mediante o recurso a fontes de energia renováveis. Os investimentos relacionados com a água permitirão reciclar e valorizar até 24 % do total de resíduos alimentares gerados. O projeto contribuirá para o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos (VE), através da instalação de cerca de 680 pontos de carregamento de VE nos parques de estacionamento das lojas, melhorando a experiência do cliente entre as pessoas mais sensibilizadas para as questões ambientais. O montante de investimento elegível deste projeto ascende a 110 milhões de EUR, a ser realizado entre julho de 2018 e junho de 2022.

Este financiamento também é importante para a SONAE MC, porque permite a diversificação das suas fontes de financiamento e o acesso a empréstimos com prazos mais longos (máximo de 12 anos) a custos competitivos.
O BEI é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, cujo capital é detido pelos Estados-Membros. Concede financiamentos a longo prazo para investimentos viáveis que contribuam para a concretização dos objetivos políticos da UE.

O Plano de Investimento para a Europa, também conhecido como «Plano Juncker», é uma das prioridades da Comissão Europeia. Está centrado em impulsionar o investimento para gerar emprego e crescimento, utilizando de forma mais eficaz os recursos financeiros, eliminando os obstáculos ao investimento, bem como proporcionando visibilidade e assistência técnica a projetos de investimento.

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) é o pilar central do Plano Juncker e presta garantias de primeiras perdas, permitindo ao BEI investir em mais projetos, que acarretam frequentemente maiores riscos. O FEIE já produziu resultados tangíveis, prevendo-se que os projetos e acordos cujo financiamento foi aprovado ao abrigo do FEIE mobilizem investimentos superiores a 371 000 milhões de EUR, incluindo 8 800 milhões de EUR em Portugal, e apoiem 856 000 PME nos 28 Estados-Membros.

Consulte mais informações sobre o BEI em Portugal aqui.
Ação climática: Na qualidade de maior financiador multilateral de projetos no domínio da ação climática a nível mundial, o Banco consagra pelo menos 25 % dos seus investimentos à atenuação das alterações climáticas e adaptação aos seus efeitos, apoiando o crescimento com baixas emissões de carbono e resistente às alterações climáticas. Consulte mais informações sobre o contributo do BEI para a ação climática aqui.

Privacy Preference Center