Sonae MC recebe Ministro das Finanças, Secretário de Estado Assuntos Fiscais e APED para abordar a digitalização no retalho

A Sonae MC realizou hoje uma reunião em que estiveram presentes o Ministro das Finanças, Mário Centeno, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, a Diretora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Helena Borges e a Presidente da APED, Isabel Barros, com o objetivo de partilhar o plano de desmaterialização do arquivo documental em marcha na empresa.

No âmbito do programa de simplificação administrativa do governo (SIMPLEX+) e, na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais e a APED relativamente à implementação da fatura sem papel, os responsáveis governamentais demonstraram interesse em conhecer, de forma mais aprofundada, o plano da digitalização que está a ser implementado na Sonae MC.

Durante a reunião, que decorreu esta manhã nas instalações da Sonae MC em Matosinhos, Luís Moutinho, CEO da Sonae MC e Rui Almeida, CFO da Sonae MC, reforçaram as vantagens da aposta na desmaterialização e na digitalização dos processos para as empresas nacionais, sublinhando os seus benefícios: maior eficiência, significativa redução de custos, otimização de recursos, libertação de capital humano para tarefas de maior valor acrescentado e incentivo ao desenvolvimento e utilização de novos instrumentos tecnológicos.

A Sonae MC, retalhista proprietária das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, Continente Online, Meu Super, Bagga, Go Natural, Dr. Wells, Note!, Well’s, Maxmat e ZU iniciou o seu investimento em soluções para desmaterialização das faturas em 2007, sendo agora a aposta na digitalização uma realidade no seio da sua atividade.

Atualmente, o arquivo central da Sonae MC contabiliza 90.000 contentores, que ocupam uma área de 1.400 m2 cujos custos associados representam cerca de 300.000 euros anuais. A Fatura Eletrónica do Continente, lançada em novembro de 2018, contabiliza cerca de 100 mil adesões, tendo já sido emitidas cerca de 740 mil faturas eletrónicas desde o seu lançamento, sendo que a desmaterialização total potenciaria a eliminação de mais de 150 milhões de faturas emitidas pela Sonae MC.

A empresa já emite um total de 30.000 faturas por ano em formato eletrónico a um conjunto de clientes empresariais. A nível empresarial (B2B), o consumo atual por ano da Sonae MC consiste em 130.000 documentos, 1,9 toneladas de papel, 195.000 litros de água, 1,18 toneladas de CO2 e 53 árvores. A desmaterialização total permitirá acelerar a extinção das faturas em papel e reforçar a competitividade, possibilitando uma poupança estimada de 2,25 toneladas de papel por ano, que equivalem a 150 contentores.

Privacy Preference Center