Continente associa-se ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos para promover o Ensino Superior

A campanha que visa promover o acesso ao ensino superior desenvolvida pela Missão Continente, em conjunto com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), foi lançada no dia 11 de julho na cidade dos estudantes, Coimbra, e contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

O desafio partiu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e materializou-se numa campanha multimeios de informação e sensibilização. “Há melhores saídas para quem entra no ensino superior”, cujo lançamento oficial aconteceu em Coimbra. Esta campanha, fruto da parceria entre a SONAE MC e o CSISP, é dirigida às famílias e tem como objetivo fundamental promover o ingresso no ensino superior.

Muito embora Portugal tenha registado um aumento significativo entre 1970 e a primeira década dos anos 2000, período em que o país passou, respetivamente, dos 50 mil estudantes do ensino superior para os mais de 400 mil, de acordo com dados avançados pelo Conselho Nacional de Educação, o número de candidatos ao ensino superior tem-se revelado oscilante e sobretudo descendente nos anos mais recentes – segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em 2018 concorreram à universidade menos cerca de 3000 estudantes, o que equivale a uma diminuição na ordem dos 5,6%, comparando com o período homólogo do ano anterior, enquanto em 2019 assinalou-se um ligeiro decréscimo de 506 estudantes face a 2018, entre o total de 87 259 candidatos que neste ano assumiu a intenção de concorrer à academia.

Aliado a tudo isto, em Portugal vivemos uma crise relacionada com a falta de recursos humanos qualificados em determinadas áreas, realidade agravada pelos mais de 800 mil portugueses que, entre 2012 e 2017 (INE), saíram do País em busca de melhores oportunidades profissionais no estrangeiro.

De forma a contribuir para a resposta a esta problemática e atenta ao papel que desempenha na consciencialização das famílias e gerações futuras, a SONAE MC associou-se a este desafio, aproveitando a capilaridade das suas lojas e a relação de proximidade que mantém com os portugueses. A parceria entre a SONAE MC e o CCISP surge não só para incentivar a adesão ao ensino superior, mas também no sentido de promover uma oferta formativa diversificada e ajustada às diferentes realidades do mercado de trabalho, apresentando-se através desta campanha vários dados que demonstram a vantagem de ter uma formação de ensino superior.

De forma criativa, abordam-se questões como o facto de aumentar em 85% as hipóteses de empregabilidade a quem completa o ensino superior, não esquecendo a diferença da taxa de desemprego que baixa dos 7,4% para os 5,4% entre aqueles que decidirem tirar um curso superior.

Partindo de produtos bem conhecidos dos portugueses – como o morango, o arroz ou o azeite –, a campanha apresenta algumas profissões que permitem que estes cheguem à casa de milhares de portugueses todos os dias. São elencados cursos das mais diversas áreas, desde as Engenharia Alimentar, Mecânica, Química e Informática, o Design, o Marketing ou a Gestão, demonstrando as abrangentes escolhas vocacionais que resultam do ingresso no Ensino Superior.

A campanha estará presente em quase 300 lojas de Portugal Continental e Madeira e tomará a forma de indoors, LCD´s, senhas tira vez, som de loja e stoppers. Estes últimos estarão próximos de diversos produtos das marcas Continente, indicando uma das profissões envolvidas na produção, distribuição e apresentação daquele artigo.

“Está inerente à estratégia da Sonae MC contribuir ativamente para aumentar as qualificações das suas pessoas, bem como das respetivas famílias e da comunidade em geral. Acreditamos que, com o aumento das qualificações, as diferentes gerações terão acesso a uma qualidade de vida melhor e estarão mais preparadas para os desafios com que a sociedade se confronta e confrontará no futuro. A Sonae MC pretende, deste modo, contribuir para o sucesso escolar, empregabilidade, realização e felicidade dos jovens e de toda a população portuguesa”, refere Isabel Barros, Administradora de Recursos Humanos da Sonae MC. “É com base nesta convicção que a Sonae MC se associa ao conjunto de iniciativas lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no sentido de apoiar a promoção da qualificação e a sensibilização para as vantagens de um curso superior”, acrescenta a responsável.

João Queiroz, Diretor Geral do Ensino Superior, afirma que “Portugal ainda regista um défice estrutural de qualificações, nomeadamente ao nível da educação terciária (apenas 26% da população empregada tem formação superior), pelo que devem ser valorizadas e apoiadas todas as medidas que visem a promoção do acesso e da frequência de ensino superior. Refere ainda que assente numa lógica de “ensino superior de todos e para todos”, “é importante continuar a apostar em políticas que visem o alargamento da base de acesso, em contextos de maior inclusão social e intersectorial, contribuindo para a democratização do conhecimento e da inovação. Concluí dizendo que “valorizando-se a frequência de ensino superior, diversificando e especializando diferentes perfis de oferta e atraindo novos públicos, em sintonia com o estímulo à coesão e resiliência territoriais, contribuir-se-á para mais e melhor emprego, mais e melhor coesão social e económica de Portugal.”

Segundo Pedro Dominguinhos, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, “esta campanha está alinhada com o objetivo do CCISP de promover o Ensino Superior para todos, evidenciado as vantagens inequívocas do Ensino Superior para os jovens e famílias, designadamente na obtenção mais rápida e qualificada do emprego, e também para as empresas e territórios, cujos desafios que enfrentam apenas podem ser vencidos com mais qualificação e inovação. Os Politécnicos, com a sua presença em mais de 60 cidades de Portugal tem permitido uma maior democratização no acesso ao ensino superior e favorecido a inclusão e equidade social”.

Contribuir ativamente para aumentar as qualificações dos colaboradores da empresa, bem como das respetivas famílias e da comunidade em geral é #BomParaPortugal.

Privacy Preference Center