Ambiente

Refletimos um crescimento responsável

Temos um sentido de compromisso com o lugar que habitamos e procuramos reduzir o impacto ambiental resultante da nossa atividade, nas lojas e nas instalações da empresa, adotando práticas progressivamente eficientes em todas as operações.Enquanto líderes, queremos contribuir cada vez mais para uma pegada global sustentável, gerindo a nossa atividade rumo à descarbonização e ao desperdício zero. Procuramos assegurar continuamente uma oferta responsável e informada, atuando em toda a cadeia de valor.

Estratégia de Sustentabilidade Ambiental da Sonae MC5 grandes eixos de atuação· Energia e alterações climáticas· Economia Circular· Sourcing responsável· Oferta responsável· Comunicação

Plástico Responsável


Estratégia para o Plástico do ContinenteA política de sustentabilidade ambiental da Sonae MC conta com mais de 20 anos de atividade. O movimento Plástico Responsável surge no âmbito da “Estratégia para o Plástico” transversal a todas as áreas de atuação do grupo e marca uma nova etapa na luta por uma pegada ecológica global e sustentável. Os sete compromissos que norteiam o movimento Plástico Responsável focam o trabalho das equipas na procura de soluções inovadoras para a redução, reciclagem e reutilização das embalagens de plástico, antecipando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas para 2030.

Fique a par de todas as iniciativas abraçadas pelo movimento Plástico Responsável da Sonae MC

Plástico Responsável

O Hiper do Futuro


Atingir um elevado nível de ecoeficiência nas nossas lojasAo longo dos últimos anos temos desenvolvido esforços significativos e consistentes no sentido de reforçar a ecoeficiência das nossas lojas, sendo disso exemplo o projeto de remodelação do Continente de Matosinhos. A primeira loja do grupo, inaugurada em 1985, foi remodelada em 2016, para refletir o conceito de “Hiper do Futuro”. O projeto incorporou uma clara preocupação com a otimização dos consumos de água e de energia, bem como com a reutilização e reciclagem de materiais. A Sonae MC pretende alargar o “Hiper do Futuro” a todos os seus hipermercados e supermercados.

Certificações


O nosso impacto ambiental, traduzido no consumo de recursos naturais e na produção de poluentes associado à nossa atividade, é uma preocupação permanente. Procuramos reduzir a nossa pegada ambiental, adotando práticas progressivamente mais eficientes em todas as operações. Este esforço tem vindo a ser reconhecido e distinguido com várias certificações importantes. De destacar o reforço das certificações ambientais de lojas, de acordo com a norma ISSO 14001, a certificação Platina da LEED atribuída ao Continente de Matosinhos pelo U. S. Green Building Council, mas também o selo Marca de Confiança Ambiente para toda a insígnia Continente, na categoria de híper/supermercados.

Produtos de economia circular


Combate ao desperdício alimentarCom o selo Missão Continente, a Sonae MC tem lançado novas referências de produtos que resultam do reaproveitamento de excedentes alimentares. A este processo de transformar produtos alimentares em fim de vida, através da reutilização, recuperação ou reciclagem, chama-se economia circular. O Panana (pão confecionado com bananas sem valor comercial por estarem demasiado maduras) e os Doces e Chutneys (que resultam do reaproveitamento de frutas e legumes) encontram-se disponíveis para venda nas lojas Continente.